Inicio

14 de nov. de 2012

As chagas gloriosas de Cristo Ressuscitado






É um mistério de fé que quando Cristo ressuscitou dos mortos Ele manteve estas cincos feridas em Seu corpo glorioso. Em declarações à dúvida de Tomé, Ele disse: "Traga aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e trazer aqui a tua mão, e colocá-lo no meu lado, e não ser incrédulo, mas crente." Ao que Thomas respondeu-lhe, dizendo: "Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,27-28). 

St. Thomas oferece cinco razões básicas para que Cristo escolhesse para manter suas feridas sagrados em glória (Summa III.54, 4) , tendo o primeiro de Santo Agostinho e os últimos de St. Bede. 






Primeiro: Porque eles proclamam a glória e a vitória de Cristo. Assim como Adão, exaltando-se através do orgulho e desobediência, foi derrotado pela serpente em cima de uma árvore, agora Cristo, identificando-se através do salmo como "um verme e não homem" (Sl 22,6), para nos lembrar do bronze serpente levantada em cima de um padrão atravessado por Moisés para curar as pessoas da picada de cobra e o seu pecado (cf.. Num 21,7-9) , "esvaziou-se ... Ele se humilhou, tornando-se obediente até à morte, até à morte de uma cruz Por isso Deus o exaltou, e deu-lhe um nome que está acima de qualquer outro nome;. ... toda a língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai " (Fl 2,7-9 . 11) . 

Segundo: Cristo manteve suas feridas em glória, a fim de confirmar os discípulos na fé e esperança da ressurreição, e assim dar-lhes coragem para sofrer por seu nome. "Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, para que ainda estão em seus pecados. Assim, os que dormiram em Cristo, pereceram. Se com esta vida apenas em vista que tivemos esperança em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. Mas como ele é, Cristo ressuscitou dentre os mortos, as primícias dos que dormem. Para uma vez que um homem veio a morte, por um homem, também vem a ressurreição dos mortos " ( 1 Cor 15, 17-21) . Sendo a certeza da nossa esperança, não vamos temer o sofrimento e a morte, ao invés, São Pedro exorta: "alegrar-se, na medida em que sois participantes dos sofrimentos de Cristo, para que você também pode se alegrar com a alegria na revelação de sua glória!” (1 Pd 4,12-13) . 

Terceiro: Ele mantém suas feridas em glória, para que Ele possa constantemente apresentá-los ao Pai no céu suplicando em nosso favor. "Jesus, como o sumo sacerdote," entrou de uma vez por todas com o tabernáculo maior e mais perfeito... Em virtude de seu próprio sangue [feridas] para os Santos, tendo obtido eterna redenção "por nós. Ele entrou" no próprio céu, para aparecer agora diante da face de Deus em nosso favor. Portanto, Ele é capaz em todos os momentos para salvar aqueles que vêm a Deus por Ele, pois Ele vive sempre para interceder por eles (Hb 9,11 12 24;.. 7,25) . 

Quarto: Para impressionar sobre aqueles a quem Ele redimiu por sua morte, como felizmente veio em seu auxílio, colocando suas feridas diante de seus olhos. Ele fez isso não apenas para demonstrar a grandeza do seu amor “este é o amor de Deus, não em que nós tenhamos amado a Deus em primeiro lugar, mas, quando éramos ainda pecadores, Ele enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (I Jo 4 , 10) , mas para fortalecer a nossa esperança. "Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou sequer o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como Ele pode deixar de conceder-nos também todas as coisas com Ele "? (Rm 31-32) 

Ele sabe que a gratidão profunda nos fortalecerá no temor do Senhor e nos preserve do pecado Isso mudou de São Paulo a exclamar aos Gálatas para trazê-los de volta para Cristo e os seus sentidos. "Ó insensatos gálatas! que enfeitiçou, perante os olhos de Jesus Cristo tem sido retratado como crucificado Isso só eu aprender com você! Você recebeu o Espírito Santo em virtude das obras da lei, ou em virtude de ouvir e crer?... Você sofreu muito em vão, se é que seja em vão?” 

Quinto: De modo que no Juízo Final pode ser evidente para todos, mesmo para os condenados, como apenas sua condenação realmente é, na medida em que desprezou tão grande redenção. Um autor antigo exclamou a eles na pessoa de Cristo, o Juiz: “Eis o homem que vocês crucificaram ver as feridas que você infligidos Reconhecer o lado que perfurou Desde que foi por você e para você que ela foi aberta, ainda”... você se recusou a entrar nele “e, assim, participar na sua vida”. Assim, lemos no Apocalipse: "Eis que Ele vem com as nuvens e todo olho o verá e também que o traspassaram”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário